quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Comentários sobre mais uma notícia que mostra a farça de empresas de trangênicos.

Noticia:

SÃO PAULO – A Royal Society, academia nacional de ciências do Reino Unido, afirma que modificar geneticamente as lavouras é uma medida necessária para alimentar a população mundial

Em relatório publicado hoje, a academia estabelece metas para o que chama de “Grande Desafio” de aumentar a quantidade de alimento disponível de forma sustentável.

Desde a década de 1960, a produção de comida no mundo aumentou em 138%, passando de 1,84 bilhões de toneladas em 1961 a 4,38 bilhões em 2007. Até 2050, estima-se que a população no mundo terá chegado aos nove bilhões de habitantes, o que significa que teremos que aumentar em 50% nossa produção atual.

Para isso, segundo a Royal Society, as grandes lavouras deverão ter método sustentáveis, preservando recursos naturais e apoiando a sobrevivência de fazendeiros e populações rurais. Para isso, o relatório enfatiza o papel da biologia.

O dinheiro destinado ao problema deverá apoiar o melhoramento de plantas tanto por métodos naturais de cruzamento como por modificações genéticas – e as mudanças são estabelecidas em três etapas.

- Curto prazo (menos de oito anos): modificação do regime de irrigação, tratamento de sementes para proteger contra pestes e doenças e abordagem agroecológica que leve em conta a interação entre animais, plantas, microorganismos e meio ambiente. Por exemplo, cercar e intercalar a lavoura com plantas mais atrativas para que animais como a mariposa botem seus ovos, diminuindo a necessidade do uso de agrotóxicos.

- Médio prazo (entre nove e 16 anos): criação e modificação genética de variedades resistentes a doenças, secas, salinidade, calor e metais pesados tóxicos.

- Longo prazo (mais de 16 anos): o desenvolvimento de cereais com fixadores de nitrogênio que precisarão de menos fertilizantes, lavouras que não precisem de replantio constante e grãos de arroz com plantas mais fotossitentizantes.

Esse programa custaria cerca de dois bilhões de libras ao longo da próxima década. O desafio é mudar o padrão de consumo das pessoas, que precisam entender que os impactos das mudanças climáticas e a escassez de água e terra para plantio aumentam a dificuldade de produção de alimentos.

Comentário

Bom, vale lembrar quer o cruzamento de espécies existe desde os primórdios da agricultura, sempre visando melhorar a qualidade de um produto vegetal para atender ao mercado, ou para produzir mais, mais rápido, com alguma resistente, etc. É como se fosse uma seleção "natural" (seleção antrópica no caso) manipulada pelos cultivadores, cruzando os melhores indivíduos. Exemplificando: Em um cultivo de tomate, digamos que o que vende melhor é o mais vermelho. O agricultor passará a buscar os indivíduos mais vermelhos e as auto-polinizará (em outras culturas pode se fazer a clonagem ou rebrotação, métodos também naturais). Ao final o agricultor terá sempre o tomate mais vermelho. Acontece também com cachorros, os chamados pedigree, cruzamento entre os mais fortes, os mais bonitos, etc.

A principio isso parece ser positivo, porem analisando percebemos que o cruzamento é realizado sempre com indivíduos que possuem um forte grau de parentesco, que causa uma perda gênica gradual ou então o cultivo todo tem sempre o mesmo DNA. E qual o problema disso? 1) A facilidade para a contaminação com um vírus ou bactéria, seres de constante mudança e adaptação, ou seja o cultivo facilmente ficará doente, mais cedo ou mais tarde, uma hora uma epidemia surge. 2) Há a possibilidade de se perder algum gene que repelia algum ser herbívoro ou parasita. 3) Perda de alguma outra função da planta que realizava algo com certeza importante que a fez sobreviver a toda evolução... e por ai vai.

Plantas transgênicas – São plantas com genes introduzidos, vindo de outro organismo. Não se sabe o que se altera ao certo na planta em sua totalidade de processos fisiológicos. Tirando uma média do cultivos transgênicos do mundo todo a produção não aumentou e pode até se ver um decrescimo! Os gastos com biocidas sim aumentaram!!! A produção ficou mais rápida! Porem a qualidade nutricional do produto decaiu, podendo até ter havido perda de micronutrientes exenciais para nosso consumo!!!

Empresas de sementes transgênicas vêm causando problemas sociais e ambientais no mundo todo, e tem todo o aval dos governos mundiais! Impostos a força!

Os transgênicos são a maior ameaça a biodiversidade! gene-diversidade! Recursos hídricos, devido ao uso excessivo de biocidas e fertilizantes! Economias locais! E por ai vai....

Esse papo de que os transgênicos tão ai para aumentar a produção é uma lenda, sustentada por empresas multimilionárias que detém o poder político mundial e compram empresas pequenas de sementes, passam a vender o transgênico e o biocida apropriado para aquela variedade transgênica, tornando os agricultores escravos. Empresas que detém o poder político mundial. Empresas que forjam pesquisas cientificas a seu favor, que processam aquele que tem sua terra invadida pela variedade transgênica produzida por eles (patente), que não tem o menor respeito pelo meio ambiente e pelo social. E por cima de tudo se afirmam sustentáveis ? sociais ?

Faça-me o favor....

ABRA SEU OLHO !!! NÃO ACEITE NENHUM PRODUTO COM QUALQUER SUBSTANCIA TRANGENICA !!! QUESTIONE ! MENIFESTE-SE CONTRA ! TENHA CUIDADO COM A MONSANTO !!! AO OUVIR ESSE NOME, FIQUE ATENTO QUE ALGO DE RUIM ESTÁ POR TRAS SEMPRE !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário